Exercícios XP

1) Prova: CESGRANRIO - 2007 - REFAP SA - Analista de Sistemas Júnior

Disciplina: Engenharia de Software | Assuntos: XP (eXtreme Programming); Metodologias Ageis;

NÃO é uma característica da Extreme Programming (XP):

a) simplicidade.

b) agilidade.

c) desenvolvimento orientado a testes.

d) programação em par.

e) documentação extensa e abundante em artefatos.

2) Prova: FCC - 2007 - TRE-SE - Analista Judiciário - Tecnologia da Informação

Disciplina: Engenharia de Software | Assuntos: XP (eXtreme Programming); Metodologias Ageis;

Na XP (eXtreme Programming)

a) deve-se usar o modelo em cascata para o desenvolvimento do software.

b) os programadores desenvolvem o software criando primeiramente os testes.

c) deve ser evitada a comunicação pessoal entre clientes e desenvolvedores, sempre dando preferência a outros meios de comunicação mais formais.

d) os programadores desenvolvem o software fazendo todos os testes possíveis no término do desenvolvimento.

e) deve-se projetar todas as funções possíveis com a máxima previsão do que ocorrerá no futuro, antes do desenvolvimento do software, a fim de evitar alterações desnecessárias.

3) Prova: FCC - 2010 - TRF - 4ª REGIÃO - Analista Judiciário - Tecnologia da Informação

Disciplina: Engenharia de Software | Assuntos: XP (eXtreme Programming); Metodologias Ageis;

A Extreme Programming (XP) baseia-se em 12 práticas, que são um conjunto de atividades que deverão ser seguidas pelas equipes que desejam utilizar a XP. Na prática do Jogo do Planejamento, as funcionalidades são descritas em pequenos cartões que são conhecidos como

a) cartões de requisitos.

b) cartões de planejamento.

c) cartões chave.

d) cartões inteligentes.

e) histórias de usuário.

4) Prova: CESGRANRIO - 2009 - BNDES - Profissional Básico - Análise de Sistemas - Desenvolvimento

Disciplina: Engenharia de Software | Assuntos: XP (eXtreme Programming); Metodologias Ageis;

Determinado projeto de software utiliza XP (eXtreme Programming) como metodologia de desenvolvimento. A esse respeito, é INCORRETO afirmar que

a) o cliente participa ativamente e acompanha os passos dos desenvolvedores diariamente.

b) os integrantes da equipe se reúnem rapidamente no início do dia, de preferência em pé.

c) a equipe de desenvolvimento concentra esforços naquilo que gera maior valor para o cliente.

d) a programação em pares dispensa o desenvolvimento orientado a testes no projeto.

e) as funcionalidades do software são descritas em histórias, da forma mais simples possível.

5) Prova: FCC - 2009 - TJ-PI - Analista Judiciário - Tecnologia da Informação

Disciplina: Engenharia de Software | Assuntos: XP (eXtreme Programming); Metodologias Ageis;

XP (eXtreme Programming) é uma metodologia ágil para equipes pequenas e médias que desenvolverão software com requisitos vagos e em constante mudança. Para isso, adota a estratégia de constante acompanhamento e realização de vários pequenos ajustes durante o desenvolvimento de software. Para aplicar os valores e princípios durante o desenvolvimento de software, a XP propõe uma série de práticas, sendo uma delas: sempre que produzir uma nova funcionalidade, nunca esperar uma semana para integrar à versão atual do sistema a fim de evitar o aumento da possibilidade de conflitos e da possibilidade de erros no código fonte. Tal prática é denominada

a) Time Coeso.

b) Refatoração.

c) Integração Contínua.

d) Desenvolvimento Orientado a Testes.

e) Ritmo Sustentável.

6) Prova: FCC - 2010 - TRE-RS - Técnico Judiciário - Programação de Sistemas

Disciplina: Engenharia de Software | Assuntos: XP (eXtreme Programming); Metodologias Ageis;

No eXtreme Programming ? XP

a) o código é integrado e testado depois de alguns dias e, no máximo, até o final da semana.

b) a codificação é feita em grupos de programadores (no mínimo 3 integrantes), preferencialmente num único computador.

c) as equipes de desenvolvimento estabelecem suas próprias regras, mas uma equipe pode adotar as regras de outra equipe.

d) releases quando complexos não podem deixar de fora os requisitos de negócio de maior valor para o cliente.

e) módulos não são propriedade de nenhum desenvolvedor; todo desenvolvedor da equipe tem o direito de checar um módulo e modificá-lo.

7) Prova: IADES - 2010 - CFA - Analista de Sistemas

Disciplina: Engenharia de Software | Assuntos: XP (eXtreme Programming); Metodologias Ageis;

Assinale a alternativa correta acerca da Programação Extrema (Extreme Programming - XP).

a) Na programação por pares, os códigos são escritos por dois programadores em cada máquina. Enquanto um dos programadores codifica, o outro é responsável para aspectos como a simplificação do código.

b) A refatoração tem por objetivo reestruturar um software e modificar as funcionalidades disponibilizadas pelo mesmo. Ao refatorar, um desenvolvedor pode eliminar duplicações e simplificar o projeto.

c) A estratégia adotada no projeto de software se baseia em contemplar todos os possíveis cenários de evolução empregando-se padrões de projeto. A implementação não inicia até ser concluído todo o projeto.

d) É recomendável que não se adotem padrões para as práticas de codificação e que não se limite a quantidade de horas trabalhadas por semana.

8) Prova: FCC - 2011 - TRE-RN - Técnico Judiciário - Programação de Sistemas

Disciplina: Engenharia de Software | Assuntos: XP (eXtreme Programming); Metodologias Ageis;

Assegurar que a equipe se concentre em fazer, primeiro, apenas aquilo que é claramente necessário e evite fazer o que poderia vir a ser necessário, mas ainda não se provou essencial. Este é um dos cinco valores fundamentais do XP (Extreme Programming), denominado

a) coragem.

b) respeito.

c) comunicação.

d) simplicidade.

e) feedback.

9) Prova: COVEST-COPSET - 2010 - UFPE - Analista de Tecnologia da Informação

Disciplina: Engenharia de Software | Assuntos: XP (eXtreme Programming); Metodologias Ageis;

Na metodologia de desenvolvimento ágil, a prática da programação em par (pair programming, em inglês) sugere que todo e qualquer código produzido no projeto seja sempre implementado por duas pessoas juntas. Como é denominado o papel da pessoa que revê cada linha de código enquanto ela é digitada, verificando erros e pensando sobre o projeto global?

a) Navegador.

b) Condutor.

c) Piloto.

d) Comandante.

e) Titular.

10) Prova: CESGRANRIO - 2010 - IBGE - Analista de Sistemas - Desenvolvimento de Aplicações

Disciplina: Engenharia de Software | Assuntos: XP (eXtreme Programming); Metodologias Ageis;

O XP (Extreme Programming) usa uma abordagem orientada a objetos como seu paradigma de desenvolvimento predileto. Nessa perspectiva, analise as afirmativas abaixo.

I - A atividade de Codificação começa com a criação de um conjunto de histórias que descreve as características e as funcionalidades requeridas para o software a ser construído.

II - O XP encoraja o uso de cartões CRC (Class- Responsibility-Colaborator) como um mecanismo efetivo para raciocinar sobre o software no contexto orientado a objetos.

III - O XP emprega a técnica de refectoring na codificação, mas desaconselha a utilização da programação por pares.

IV - A criação de testes unitários antes da codificação começar é uma prática do XP.

V - Se um difícil problema de projeto é encontrado como parte do projeto de uma história, o XP recomenda a criação imediata de um protótipo operacional daquela parte do projeto.

Estão corretas APENAS as afirmativas

a) I, II e IV.

b) I, III e IV.

c) I, IV e V.

d) II, III e V.

e) II, IV e V.

11) Prova: FCC - 2008 - TCE-AL - Analista de Sistemas

Disciplina: Engenharia de Software | Assuntos: XP (eXtreme Programming); Metodologias Ageis;

Originalmente, o único produto da atividade de Projeto que é realizado como parte do processo XP (Extreme Programming)

a) é a definição do caso de uso de contexto.

b) são os cartões CRC.

c) são os diagramas de objetos.

d) são os diagramas de seqüência.

e) é a codificação, feita em pares.