Questões CMMi 2

1) Prova: CESPE - 2014 - SUFRAMA - Analista de Sistemas

Disciplina: Governança de TI | Assuntos: CMMI (Capability Maturity Model Integration);

Texto associado à questão Ver texto associado à questão

No CMMI, a gestão de requisitos e o planejamento de projetos são áreas chave no nível 2, considerado como repetitivo.

Certo

Errado

2) Prova: CESPE - 2014 - SUFRAMA - Analista de Sistemas

Disciplina: Governança de TI | Assuntos: CMMI (Capability Maturity Model Integration);

Controlar o desempenho dos processos utilizados em projetos, a fim de facilitar a identificação de causas das variações, faz parte do nível 3 do CMMI.

Certo Errado

3) Prova: FCC - 2014 - TRF - 3ª REGIÃO - Analista Judiciário - Informática

Disciplina: Governança de TI | Assuntos: CMMI (Capability Maturity Model Integration);

Os modelos do CMMI são descritos em termos de áreas de processo, metas e práticas. Áreas de processo são conjuntos de práticas relacionadas em uma determinada área que, quando executadas coletivamente, satisfazem um conjunto de metas consideradas importantes para causarem uma melhoria significativa naquela área. São áreas de processo relacionadas diretamente à Engenharia de Requisitos no CMMI:

a) Gerência (ou Gestão) de Requisitos, Análise de Requisitos e Desenvolvimento de Requisitos.

b) Levantamento de Requisitos e Análise de Requisitos.

c) Levantamento de Requisitos, Modelagem de Requisitos e Desenvolvimento de Requisitos.

d) Gerenciamento de Requisitos e Negociação de Requisitos.

e) Gestão (ou Gerência) de Requisitos e Desenvolvimento de Requisitos.

4) Prova: FCC - 2013 - TRT - 15ª Região - Analista Judiciário - Tecnologia da Informação

Disciplina: Governança de TI | Assuntos: CMMI (Capability Maturity Model Integration);

A empresa onde Paulo trabalha utiliza o CMMI-DEV para prover diretrizes para monitorar, mensurar e gerenciar os processos de desenvolvimento de software. Foi adotada a abordagem de implementação por estágios, que define 5 níveis de maturidade. No nível de maturidade em que a empresa se encontra, o conceito de inovação organizacional integra os processos de gestão de mudanças tanto em processo como na tecnologia e a importância da análise e da resolução de causas dos desvios é explicitamente enfatizada. Todas as metas específicas e genéricas correspondentes às áreas de processos foram cumpridas, incluindo os processos específicos do nível de maturidade atual da empresa, dentre os quais encontra-se o processo de

a) Gestão de Mudanças.

b) Desempenho do Processo Organizacional.

c) Gestão do Desempenho Organizacional

d) Foco no Processo Organizacional.

e) Medição e Análise.

5) Prova: FCC - 2013 - TRT - 9ª REGIÃO (PR) - Analista Judiciário - Tecnologia da Informação

Disciplina: Governança de TI | Assuntos: CMMI (Capability Maturity Model Integration);

O CMMI fornece diretrizes baseadas em práticas para melhoria dos processos e habilidades organizacionais, cobrindo o ciclo de vida de produtos e serviços completos. Suas abordagens envolvem a avaliação da maturidade da organização, baseada em 5 níveis de maturidade. Para atingir cada nível, um conjunto de áreas de processo precisa ser desenvolvido.

Para uma empresa atingir o nível de maturidade 2 (Gerenciado) é preciso desenvolver áreas de alguns processos, dentre eles,

a) Gestão do Desempenho Organizacional e Análise e Resolução de Causas.

b) Desenvolvimento de Requisitos e Gestão de Riscos.

c) Desempenho do Processo Organizacional e Gestão Quantitativa do Projeto.

d) Definição do Processo Organizacional e Foco no Processo Organizacional.

e) Gestão de Requisitos e Gestão da Configuração.

6) Prova: CESPE - 2012 - TJ-AL - Analista Judiciário - Análise de Sistemas

Disciplina: Governança de TI | Assuntos: CMMI (Capability Maturity Model Integration);

Estabelecer e manter uma biblioteca de componentes do processo organizacional — que incluem políticas, descrições de processos, modelos de ciclos de vida, critérios e diretrizes para adaptação do processo e repositório de métricas —, de modo que ela permaneça (re)utilizável, é o objetivo de uma das áreas de processo da categoria gestão do processo do CMMI. Essa área de processo denomina-se

a) treinamento organizacional.

b) focalização do processo organizacional.

c) desenho do processo organizacional.

d) definição do processo organizacional.

e) inovação e disseminação organizacional.

7) Prova: FCC - 2011 - TCE-PR - Analista de Controle - Informática

Disciplina: Governança de TI | Assuntos: CMMI (Capability Maturity Model Integration);

É uma Área de Processo de Engenharia no Nível de Maturidade 2 do CMMI:

a) Foco no processo organizacional.

b) Definição do processo organizacional.

c) Gestão de requisitos.

d) Gestão de risco.

e) Desenvolvimento de requisitos.

8) Prova: CESGRANRIO - 2011 - Petrobrás - Analista de Sistemas Júnior - Engenharia de Software - 2011

Disciplina: Governança de TI | Assuntos: CMMI (Capability Maturity Model Integration);

Uma empresa que foi recentemente certificada no nível de maturidade 2 do modelo CMMI para o Desenvolvimento, versão 1.3, deseja obter uma certificação no nível de maturidade 3.

De acordo com o Guia do CMMI, essa empresa deve preocupar-se, nesse momento de transição do nível 2 para o nível 3, com um conjunto de áreas de processo da categoria Gerenciamento de Processos, que incluem

a) Desempenho do Processo Organizacional e Definição do Processo Organizacional

b) Desempenho do Processo Organizacional e Treina- mento Organizacional

c) Integração de Produtos e Foco no Processo Organizacional

d) Treinamento Organizacional e Definição do Processo Organizacional

e) Definição do Processo Organizacional e Integração de Produtos